EmpresaDe

Empresa de coworking

Como encontrar o espaço de coworking ideal

Os espaços de coworking têm crescido constantemente desde 2006, quando Brad Neuberg lançou a Hat Factory, um espaço de coworking em São Francisco. A mais recente Pesquisa Global de Coworking da DeskMag prevê 1,7 milhão de pessoas trabalhando em cerca de 19.000 espaços de coworking até o final de 2018. A Conferência Global de Inconferência de Coworking (GCUC) prevê que os espaços de coworking crescerão para mais de 30.000 em 2022.

Longe vão os dias em que começar uma empresa significa que você precisa alugar um espaço de escritório de 500 pés quadrados com uma porta privada. O coworking oferece a flexibilidade de trabalhar remotamente com o bônus adicional de fazer parte de uma comunidade de empreendedores. Mas encontrar o espaço certo para o coworking é uma decisão tão grande quanto contratar um novo funcionário.

Se você está pronto para ingressar no movimento de coworking, mas não tem certeza de qual lugar é certo para você ou sua empresa, confira estas 10 perguntas da entrevista a serem feitas ao visitar seu novo espaço de trabalho em potencial.

Como funciona o coworking

  1. QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE ASSENTO? A maioria dos espaços de coworking oferece uma variedade de opções de assentos e tipos de associação. Nancy Fornasiero, fundadora e diretora comunitária da Ace Coworking em Oakville, Ontário, diz que encontrar o espaço certo para o coworking começa perguntando a si mesmo o que você precisa para trabalhar. O Ace Coworking fornece passes diários, uma associação de hot desk (ou seja, um assento em uma mesa da comunidade), uma mesa dedicada ou um escritório particular. Para aqueles que não precisam de uma mesa, o Ace oferece uma associação à comunidade que fornece aos membros um endereço para correspondência de seus negócios, bem como uma tarifa de associado na locação de salas de conferência.

Ao escolher uma opção de assento, pense no que você precisará para funcionar de maneira eficaz. “Embora uma mesa quente possa ser ideal para quem precisa apenas de um laptop para trabalhar, um designer gráfico que precise de vários monitores ou tenha muitos equipamentos provavelmente preferiria uma mesa dedicada, porque não é prático mover esse equipamento, ”Diz Fornasiero. Faça uma lista das coisas que você precisa para trabalhar e marque-as enquanto faz o tour.

  1. O QUE MAIS POSSO COM MINHA MESA? A maioria dos espaços de coworking oferece acesso Wi-Fi gratuito e café e chá de cortesia. Muitos espaços de coworking também oferecem impressão e fotocópia ilimitadas, acesso a salas de conferências ou cabines telefônicas à prova de som para chamadas telefônicas privadas. Alguns espaços também hospedam eventos gratuitos para seus membros. Embora um espaço de coworking possa ter muitos sinos e assobios extravagantes que pareçam atraentes, se isso não for importante para você, você pode estar pagando demais pelas comodidades que nunca usará.

  2. QUEM SÃO OS OUTROS MEMBROS? "Acho que os melhores espaços de coworking são aqueles que têm uma população diversificada", diz Fornasiero. Uma das grandes vantagens de um espaço de coworking é que você recebe um grupo de colegas com habilidades às quais você não tem acesso tão fácil quando está trabalhando fora do escritório em casa. "É como estar em uma empresa que possui um departamento de RH, um departamento criativo, um departamento de contabilidade", diz Fornasiero.

Não pense que, apenas porque um espaço de coworking já tem um membro em sua área de negócios, você não pode participar. "Temos cinco membros que estão no espaço de marketing digital", diz Fornasiero. A razão pela qual isso funciona é que os espaços de coworking não são locais onde você está tentando vender seus serviços a outros membros. Fornasiero observa que as vendas são estritamente proibidas no Ace Coworking. "Não é como um shopping center, onde há duas lojas de sapatos próximas uma da outra e elas estão competindo pelos clientes. Quando você entende que não é um lugar onde você está vendendo, é apenas um lugar onde você está realizando seu trabalho, não parece um conflito de interesses [ter duas ou mais empresas no mesmo espaço] ”, Diz Fornasiero.

  1. Quantas vezes usarei o espaço? Se você viaja com frequência, descubra se o espaço de coworking possui locais em outras cidades ou se eles têm relacionamentos com espaços de coworking em outras cidades que podem oferecer um desconto.

  2. COMO É O VIBE? “Todo espaço de coworking tem uma vibração diferente, sua própria personalidade”, diz Fornasiero. Aproveite o seu tempo para visitar diferentes espaços e procurar um que se adapte à sua marca e ao seu estilo pessoal.

Para Roger Brenninkmeyer, diretor executivo da Riverstone Branding e membro da Ace Coworking, o espaço de coworking foi visto como uma extensão da marca de sua empresa. “Como designers, estamos mais à vontade em um espaço com aparência industrial; tijolo e viga expostos, dando uma aparência contemporânea e genuína. Isso reflete nosso estilo como marcas profissionais ”, diz ele.

  1. QUE EVENTOS O ESPAÇO OFERECE? Muitos espaços de coworking oferecem eventos gratuitos ou pagos, oficinas, encontros de networking e happy hours para seus membros. Peça para ver um calendário de eventos e veja se eles atendem aos seus interesses e necessidades. O espaço tem muitos eventos? Eles parecem focados demais em socializar para que os eventos se tornem uma distração para o seu trabalho?

  2. VOCÊ OFERECE UM PERÍODO DE JULGAMENTO? A maioria dos espaços de coworking oferece um período de teste para novos membros em potencial. Embora o padrão seja um dia grátis


Lista de empresas conhecidas:

9 coworking
São Paulo, SP

9 Coworking é o local ideal para quem esta iniciando ou expandindo o seu negócio. Oferecemos espaços compartilhados, estações de trabalho, salas privativas, escritório virtual.

Visitar o site
DELTA BC - Funchal
São Paulo, SP

A Delta BC, é uma empresa 100% brasileira, fundada em 2004, com cerca de 12.000 m2, que está presente nos principais pontos de São Paulo e Rio de Janeiro

Visitar o site
Absolutum CW
São Paulo, SP

O ABSOLUTUM COWORKING FOI DESENHADO ESPECIALMENTE PARA VOCÊ: Profissional empreendedor em busca de um espaço flexível, que ofereça comodidade,

Visitar o site
Plug Consolação
São Paulo, SP

Fundada em 2012, somos os pioneiros em coworking no Brasil. Hospedamos centenas de empresas e inspiramos milhares de pessoas a fazerem seus projetos acontecerem.

Visitar o site
OPUS OFFICES CENTER
São Paulo, SP

Infraestrutura sólida, completa; ótima imagem corporativa, conforto e comodidade para você e seus clientes.

Visitar o site
Cw Place Coworking
São Paulo, SP

A Cw Place Coworking está no coração de Ipanema em frente a Praça Nossa Senhora da Paz, colada ao metrô e com uma bela vista para o Cristo Redentor, reunindo conforto, segurança, praticidade e tecnologia.

Visitar o site
Coworking Villa Campodarve
Rio de Janeiro, RJ

Localizados no condomínio comercial mais incrível de São Paulo, somos o mais novo e inclusivo coworking da Zona Oeste da cidade.

Visitar o site
SMART Escritórios Inteligentes
Brasilia, DF

Escritório referência e pioneiro em Brasília, há mais de 5 anos com milhares de cases de sucesso comprovados.

Visitar o site